Real Time Web Analytics

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

MAURO ARCE CONCEDE ENTREVISTA EXCLUSIVA AO ONDA VERDE JORNAL E A ONDA VERDE FM



Pedro Giovany: Como você vê a solicitação destas melhorias por parte dos vereadores?
Secretário Mauro Arce: Sempre é uma satisfação receber os vereadores do nosso partido PSDB. Nós temos trabalhado com todos os municípios, independente de quem seja o prefeito evidentemente, mas os vereadores do PSDB e suas lideranças têm todo o direito de reivindicar e a gente procura atender na medida do possível. Porque se a gente for tomar decisões sem ouvir as bases e aí os vereadores tem um papel importante, a gente termina fazendo coisas que não é o melhor para o município. Então é importante essa possibilidade de a gente conversar com os vereadores e com as lideranças de todo o município de modo geral, em particular de Serra Negra.
Pedro Giovany: Alguma novidade sobre o asfaltamento da SP 105? Que liga Serra Negra à Itapira?
Secretário Mauro Arce: Nós estamos concluindo o projeto executivo da obra, vamos partir para outra etapa, que é a licitação da obra propriamente dita. Quando vamos fazer uma obra, é como fazer o projeto de uma casa, aí quando eu vejo quanto custa, é que eu vou ver como eu vou fazer. Isto vale também para o Estado. Então estamos empenhados. É uma ligação importante que vai encurtar bastante e vai facilitar a vida de todos, afinal Serra Negra é uma cidade importante turisticamente falando e quanto mais facilidade a gente tiver, maior o fluxo de turistas. Já que sabemos que o turismo é a principal fonte de receita do município de Serra Negra.
Pedro Giovany: Gostaríamos que o Secretário fiscaliza-se o andamento do asfaltamento da estrada dos Leais. As obras tiveram inicio no ano passado, mas estão paradas?
Secretário Mauro Arce: Nós vamos verificar em que pé, anda este convênio, não quero antecipar resultados, mas tem essa colocação que os nossos vereadores apresentaram. O Celso, Marco e Vitale. E o DER vai examinar. Para ver se existe alguma pendência. Evidentemente havendo uma pendência vamos procurar nos entender com o prefeito, para que possamos esclarecer isso. Isso também faz parte da função do vereador e é legítima esta colocação. Se houver alguma coisa que não foi cumprida, até por obrigação nos vamos ter que cobrar isso. Mas vamos fazer isso da forma mais civilizada possível examinando se existe alguma irregularidade, o não cumprimento de alguma coisa que foi acertada, seja por quem foi. Já que na realidade o processo democrático impõe a sequência. Não adianta nada eu falar não eu não fiz porque era outra gestão. Então o cidadão de cada cidade não quer saber se foi o prefeito atual ou do passado e o Estado tem que cobrar isso. Se houver alguma irregularidade a gente vai ter que tomar as providencia e em primeiro lugar conversando com o prefeito de Serra Negra.
Pedro Giovany: Como andam as duplicações e terceiras faixas das rodovias SP 95 que liga Jaguariúna a Amparo e da SP 360 que liga Jundiaí a Serra Negra e as demais estâncias?
Secretário Mauro Arce: Nós estamos fazendo um estudo. A SP 95 é uma estrada importante, está havendo um grande número de carga, gerada lá, principalmente em Amparo. Inclusive nesta semana nós recebemos um pessoal interessado do setor privado em fazer uma estrada de ferro para fazer o transporte de carga entre Amparo e Campinas. É uma estrada importante. O grande problema que eu vejo ali é que as cidades, Jaguariúna, Pedreira e Amparo têm área urbana, é que o traçado original da estrada passa dentro das cidades é incompatível com uma estrada de duas pistas, mas nós sabemos que os prefeitos e principalmente os comerciantes fazem questão que a estrada continue passando dentro da cidade, mas eu acho que incompatível uma estrada de duas pistas que termina separando a cidade. Depois será necessário colocar uma passarela para a locomoção das pessoas, como é o caso de Jaguariúna. O mesmo problema acontece em Pedreira onde está acontecendo à duplicação. É uma dificuldade atravessar a cidade, principalmente quando tem eventos. Eu por exemplo, já demorei mais de 45 minutos no trânsito para passar por Pedreira. Então, a gente esta verificando isso e evidentemente não vamos fazer nada intempestivamente. Mas, vamos conversar com os prefeitos e ver qual será a melhor solução. Estamos analisando o movimento de veículos, esta possibilidade de estrada de ferro, construída pela iniciativa privada acho muito interessante e também quem apresentou isso falou da possibilidade do trem também ser um trem de passageiro, mas acho isso um pouco mais complicado, mas como numa rodovia, uma ferrovia privada havendo carga, haverá sim interesse. O que vai melhorar, já que estamos vendo um grande número de veículos pesados, passando tanto pela SP 95 como na estrada da SP 360. Já nesta rodovia, a SP 360, estamos no processo de licitação, para fazer a terceira faixa e ampliação de alguns trechos. Inclusive ontem mesmo eu recebi um engenheiro formado em 1951, de Itatiba e ele veio-me dizer que é contra a ampliação da estrada, já que a mesma deveria ser turística. Aí tem este lado, uma questão que nós temos que ver. Mas a estrada faz parte dos nossos planos, passando por Águas de Lindóia e indo até Monte Sião, faremos sim a recuperação da rodovia.
Pedro Giovany: E o Rodoanel, como anda a obra?
Secretário Mauro Arce: O rodoanel está praticamente concluído, estamos com quase 90%, deverá ser inaugurado em março. E aí, os nossos amigos de Serra Negra, poderão ir para praia. O que têm mais é santistas que vão para Serra Negra, não é mesmo? Eu conheço vários amigos de Santos que fazem este caminho. E aí vão poder passar direto, sem precisar passar pela por dentro de São Paulo e daí Serra Negra ficará mais perto deles, o que é muito bom. Alias, isso que eu falei de Serra Negra, vale também para todas as cidade do interior. Não é uma obra para a região metropolitana de São Paulo, mas sim uma obra para todo o mundo que usa, milhões de pessoas que passam aqui na cidade de São Paulo, ou então na sua região metropolitana.
Pedro Giovany: Nosso agradecimento, e sua mensagem final aos nossos ouvintes e leitores?
Secretário Mauro Arce: Vocês sabem que a gente tem um carinho todo especial por Serra Negra, eu passo bons momentos lá, onde eu tenho encontrado um momento de reflexão, um momento de ficar com a minha família. E por esse motivo, Serra Negra, faz parte da minha vida. As pessoas sabem que mesmo antes de ser Secretário, ou de estar Secretário, a gente sempre teve um carinho especial com a cidade, e não dá para esconder isso. E eu gostaria de mandar uma mensagem e dizer que estou contando as horas para voltar a Serra Negra, já neste feriado. Espero que o tempo esteja bom, para que eu possa ir e ficar com a minha família e ouvir a nossa Lira. Inclusive eu tenho um CD da Lira que me deram e sempre ouço. Então Serra Negra é um local inesquecível para mim e para minha família inteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário