quinta-feira, 29 de outubro de 2009
iAY CARAMBA!
¡Hola! ¿qué tal está? Ao que parece, a Justiça Eleitoral decidiu agilizar o andamento dos processos que aguardam julgamento perante o Tribunal Regional Eleitoral. Recentemente foi julgado o processo do vereador Paulo do Valentin (DEM), onde o Tribunal entendeu que distribuir um botão de rosas para o eleitorado não caracteriza compra de votos (já um buquê poderia configurar). Cabe recurso ao TSE. Já o julgamento do processo do João Paulo (PSDB) foi adiado, devendo retornar à pauta na próxima semana. Aguarda-se para os próximos dias o tão esperado julgamento que poderá resultar na cassação dos diplomas do Bimbo e do Felipe do Tó e a declaração de inelegibilidade do dep. Edmir Chedid por abuso do poder econômico, em razão da utilização do ônibus da empresa Fênix na campanha eleitoral. Vamos aguardar.
O BUSÃO VOLTOU NOVAMENTE ...
Por falar em ônibus da Fênix, ele foi visto novamente circulando pela cidade. Desta feita, repintando com mensagens natalinas, serviu como sistema amplificador do som, para que as autoridades fizessem seus discursos durante o início das obras de recapeamento da estrada que liga Serra Negra a Monte Alegre do Sul. A Justiça Eleitoral deveria ficar atenta pois, em tese, poderia ficar caracterizada a ocorrência de campanha eleitoral antecipada, o que é proibido por lei. Como diria Nelson Gonçalves:- Ele voltou. O busão voltou novamente. Partiu daqui tão contente. Por que razão quer voltar?
CHOVE CHUVA
Definitivamente, a meteorologia não vem ajudando a atual administração. Toda vez que é marcado um evento ou uma solenidade, cai uma chuvarada de fazer gosto. Foi assim quando do início das obras de recuperação da estrada das Vertentes, no desfile do aniversário da cidade e agora no recapeamento da estrada de Monte Alegre. Mas desta vez o Bimbo levou o guarda-chuva, que serviu para proteger apenas o dep. Edmir Chedid quando ele discursava. O público teve que procurar abrigo debaixo das árvores e dentro dos carros. Como diria o outro:- o povo que se dane!
PÂNICO EM BRASÍLIA
Existem alguns políticos que não têm senso do ridículo. Recentemente a apresentadora Sabrina Sato, do programa Pânico na TV, convenceu o Senador Eduardo Suplicy a usar uma cueca vermelha sobre o terno e o fez desfiliar pelos corredores do Congresso Nacional. Depois se arrependeu. Pediu para que a Rede TV não exibisse as imagens, pois temia que esta conduta pudesse caracterizar quebra de decoro parlamentar. Receava levar “um cartão vermelho”.
SE A MODA PEGA ...
Aí eu fiquei a pensar cá com os meus botões ... Será que a Sabrina Sato não teria feito o mesmo pedido ao João Paulo, ou seja, que ele vestisse uma cueca e desfilasse pelos corredores da Câmara Municipal? Será que o vereador serrano se sujeitaria a este tipo de coisas? Acredito que não! Mas que ficaria engraçado, ah isso ficaria ...
VOLTA BIMBO ...
Fiquei sabendo que a última alambicada da famosa “cachaça” do Bimbo não agradou aos apreciadores de uma boa e honesta “aguardente de cana”. Não se sabe ao certo o que teria ocorrido para que a “danada” ficasse com um gosto diferente. Alguns donos de bares tiveram que pedir a substituição da “caninha”, pois seus clientes reclamaram da mudança do sabor da afamada “quebra-goela” serrana. Isso é o que dá o dono não acompanhar pessoalmente o processo de produção da “birita”. Tanto que os degustadores do “engasga-gato” pretendem iniciar uma campanha visando preservar a tradicional qualidade da celebrada “canjebrina”:- VOLTA BIMBO ... VOLTA PRO ALAMBIQUE ...
DIREÇÃO PERIGOSA
Dia desses o prefeito Bimbo se envolveu em um acidente automobilístico. Ao que consta, ele teria agido com imprudência e imperícia ao manobrar o carro oficial, vindo a interceptar a trajetória de um caminhão que trafegava normalmente pela Rua Cel. Pedro Penteado. Felizmente não houve vítimas, mas a lateral do VW Polo 001 ficou danificada. Não é a primeira vez que o Bimbo comete infrações de trânsito. Outro dia ele foi visto descendo a Rua José Bonifácio e no cruzamento com a Rua Tiradentes, ao invés de virar à esquerda ou à direita, seguiu em frente, percorrendo alguns metros na contramão. Teve que dar marcha à ré. Será que a comissão permanente que avalia a conduta dos motoristas da prefeitura irá tomar alguma providência? Haverá desconto do salário do prefeito a título de ressarcimento pelos custos do conserto do carro? Seria conveniente verificar se a sua carteira do motorista não está com o prazo de validade vencido.
A PIPA DO VOVÔ NÃO SOBE MAIS ...
Os domingos não são mais os mesmos. Para o desespero dos fãs do Silvio Santos, o SBT está fora do ar. As colegas de trabalho estão impedidas de assistir o programa de maior audiência da televisão brasileira. Não se sabe ao certo quais os motivos que levaram a ANATEL a suspender a retransmissão do sinal de TV. Os católicos também estão indignados. A Rede Vida igualmente está fora do ar. Mas uma coisa é certa:- se a equipe de governo estivesse realmente preocupada em trabalhar em benefício da população, teria tomado as providências necessárias no sentido de regularizar imediatamente a situação. Como diria um amigo meu:- Aff Maria, quanta incompetência ...
MANCHETES
Estas seriam as manchetes do ONDA VERDE JORNAL, caso o periódico quinzenal tivesse circulado na semana passada, levando-se em consideração os assuntos abordados pelos demais órgãos de imprensa escrita:-
Cidade
Cidade
CICOMAC assume administração de propriedades agrícolas (16/10)
Onda Verde Jornal
Na ausência de notícias relevantes da Administração de Serra Negra, vamos falar da iniciativa privada
Onda Verde Jornal
Na ausência de notícias relevantes da Administração de Serra Negra, vamos falar da iniciativa privada
O Serrano
DER iniciou as obras de R$ 2,4 milhões na Estrada que liga Serra Negra a Monte Alegre do Sul. (16/10)
Onda Verde Jornal
Na ausência de obras da Prefeitura de Serra Negra, vamos falar das realizações do Governo do Estado na região
DER iniciou as obras de R$ 2,4 milhões na Estrada que liga Serra Negra a Monte Alegre do Sul. (16/10)
Onda Verde Jornal
Na ausência de obras da Prefeitura de Serra Negra, vamos falar das realizações do Governo do Estado na região
OFERECIMENTO
SECRETÁRIO ESTADUAL DOS TRANSPORTES, MAURO ARCE RECEBEU EM SEU GABINETE VEREADORES E LIDERANÇAS DO PSDB LOCAL
Na tarde da última quarta-feira, 21 de outubro, o Secretário Estadual dos Transportes, Mauro Arce, recebeu em seu gabinete os vereadores, Júnior Vitale, Marco Bueno e as lideranças do PSDB local, Rodrigo Padula, Sidney Ferraresso e Paulinho Scachetti. O encontro foi agendado objetivando o encaminhamento de diversos ofícios por parte dos vereadores para a inclusão do asfaltamento de estradas rurais do município dentro do programa Pró-Vicinal do governo do Estado. A saber:- complementação do asfaltamento da estrada da Ramalha, da Fazenda Pinheiro, Tabaranas e Belo Horizonte. Os ofícios recebidos pelo Secretário Mauro Arce foram assinado pelos vereadores Júnior Vitale, Marco Bueno e Celso Corchetti, este último por motivo de saúde não compareceu ao encontro. Da reunião tanto os vereadores como as lideranças políticas locais saíram com o compromisso do encaminhamento das solicitações por parte do Secretário. O repórter Pedro Giovany acompanhou a reunião e entrevistou o Secretário Estadual dos Transportes.
MAURO ARCE CONCEDE ENTREVISTA EXCLUSIVA AO ONDA VERDE JORNAL E A ONDA VERDE FM
Pedro Giovany: Como você vê a solicitação destas melhorias por parte dos vereadores?
Secretário Mauro Arce: Sempre é uma satisfação receber os vereadores do nosso partido PSDB. Nós temos trabalhado com todos os municípios, independente de quem seja o prefeito evidentemente, mas os vereadores do PSDB e suas lideranças têm todo o direito de reivindicar e a gente procura atender na medida do possível. Porque se a gente for tomar decisões sem ouvir as bases e aí os vereadores tem um papel importante, a gente termina fazendo coisas que não é o melhor para o município. Então é importante essa possibilidade de a gente conversar com os vereadores e com as lideranças de todo o município de modo geral, em particular de Serra Negra.
Pedro Giovany: Alguma novidade sobre o asfaltamento da SP 105? Que liga Serra Negra à Itapira?
Secretário Mauro Arce: Nós estamos concluindo o projeto executivo da obra, vamos partir para outra etapa, que é a licitação da obra propriamente dita. Quando vamos fazer uma obra, é como fazer o projeto de uma casa, aí quando eu vejo quanto custa, é que eu vou ver como eu vou fazer. Isto vale também para o Estado. Então estamos empenhados. É uma ligação importante que vai encurtar bastante e vai facilitar a vida de todos, afinal Serra Negra é uma cidade importante turisticamente falando e quanto mais facilidade a gente tiver, maior o fluxo de turistas. Já que sabemos que o turismo é a principal fonte de receita do município de Serra Negra.
Pedro Giovany: Gostaríamos que o Secretário fiscaliza-se o andamento do asfaltamento da estrada dos Leais. As obras tiveram inicio no ano passado, mas estão paradas?
Secretário Mauro Arce: Nós vamos verificar em que pé, anda este convênio, não quero antecipar resultados, mas tem essa colocação que os nossos vereadores apresentaram. O Celso, Marco e Vitale. E o DER vai examinar. Para ver se existe alguma pendência. Evidentemente havendo uma pendência vamos procurar nos entender com o prefeito, para que possamos esclarecer isso. Isso também faz parte da função do vereador e é legítima esta colocação. Se houver alguma coisa que não foi cumprida, até por obrigação nos vamos ter que cobrar isso. Mas vamos fazer isso da forma mais civilizada possível examinando se existe alguma irregularidade, o não cumprimento de alguma coisa que foi acertada, seja por quem foi. Já que na realidade o processo democrático impõe a sequência. Não adianta nada eu falar não eu não fiz porque era outra gestão. Então o cidadão de cada cidade não quer saber se foi o prefeito atual ou do passado e o Estado tem que cobrar isso. Se houver alguma irregularidade a gente vai ter que tomar as providencia e em primeiro lugar conversando com o prefeito de Serra Negra.
Pedro Giovany: Como andam as duplicações e terceiras faixas das rodovias SP 95 que liga Jaguariúna a Amparo e da SP 360 que liga Jundiaí a Serra Negra e as demais estâncias?
Secretário Mauro Arce: Nós estamos fazendo um estudo. A SP 95 é uma estrada importante, está havendo um grande número de carga, gerada lá, principalmente em Amparo. Inclusive nesta semana nós recebemos um pessoal interessado do setor privado em fazer uma estrada de ferro para fazer o transporte de carga entre Amparo e Campinas. É uma estrada importante. O grande problema que eu vejo ali é que as cidades, Jaguariúna, Pedreira e Amparo têm área urbana, é que o traçado original da estrada passa dentro das cidades é incompatível com uma estrada de duas pistas, mas nós sabemos que os prefeitos e principalmente os comerciantes fazem questão que a estrada continue passando dentro da cidade, mas eu acho que incompatível uma estrada de duas pistas que termina separando a cidade. Depois será necessário colocar uma passarela para a locomoção das pessoas, como é o caso de Jaguariúna. O mesmo problema acontece em Pedreira onde está acontecendo à duplicação. É uma dificuldade atravessar a cidade, principalmente quando tem eventos. Eu por exemplo, já demorei mais de 45 minutos no trânsito para passar por Pedreira. Então, a gente esta verificando isso e evidentemente não vamos fazer nada intempestivamente. Mas, vamos conversar com os prefeitos e ver qual será a melhor solução. Estamos analisando o movimento de veículos, esta possibilidade de estrada de ferro, construída pela iniciativa privada acho muito interessante e também quem apresentou isso falou da possibilidade do trem também ser um trem de passageiro, mas acho isso um pouco mais complicado, mas como numa rodovia, uma ferrovia privada havendo carga, haverá sim interesse. O que vai melhorar, já que estamos vendo um grande número de veículos pesados, passando tanto pela SP 95 como na estrada da SP 360. Já nesta rodovia, a SP 360, estamos no processo de licitação, para fazer a terceira faixa e ampliação de alguns trechos. Inclusive ontem mesmo eu recebi um engenheiro formado em 1951, de Itatiba e ele veio-me dizer que é contra a ampliação da estrada, já que a mesma deveria ser turística. Aí tem este lado, uma questão que nós temos que ver. Mas a estrada faz parte dos nossos planos, passando por Águas de Lindóia e indo até Monte Sião, faremos sim a recuperação da rodovia.
Pedro Giovany: E o Rodoanel, como anda a obra?
Secretário Mauro Arce: O rodoanel está praticamente concluído, estamos com quase 90%, deverá ser inaugurado em março. E aí, os nossos amigos de Serra Negra, poderão ir para praia. O que têm mais é santistas que vão para Serra Negra, não é mesmo? Eu conheço vários amigos de Santos que fazem este caminho. E aí vão poder passar direto, sem precisar passar pela por dentro de São Paulo e daí Serra Negra ficará mais perto deles, o que é muito bom. Alias, isso que eu falei de Serra Negra, vale também para todas as cidade do interior. Não é uma obra para a região metropolitana de São Paulo, mas sim uma obra para todo o mundo que usa, milhões de pessoas que passam aqui na cidade de São Paulo, ou então na sua região metropolitana.
Pedro Giovany: Nosso agradecimento, e sua mensagem final aos nossos ouvintes e leitores?
Secretário Mauro Arce: Vocês sabem que a gente tem um carinho todo especial por Serra Negra, eu passo bons momentos lá, onde eu tenho encontrado um momento de reflexão, um momento de ficar com a minha família. E por esse motivo, Serra Negra, faz parte da minha vida. As pessoas sabem que mesmo antes de ser Secretário, ou de estar Secretário, a gente sempre teve um carinho especial com a cidade, e não dá para esconder isso. E eu gostaria de mandar uma mensagem e dizer que estou contando as horas para voltar a Serra Negra, já neste feriado. Espero que o tempo esteja bom, para que eu possa ir e ficar com a minha família e ouvir a nossa Lira. Inclusive eu tenho um CD da Lira que me deram e sempre ouço. Então Serra Negra é um local inesquecível para mim e para minha família inteira.
Secretário Mauro Arce: Sempre é uma satisfação receber os vereadores do nosso partido PSDB. Nós temos trabalhado com todos os municípios, independente de quem seja o prefeito evidentemente, mas os vereadores do PSDB e suas lideranças têm todo o direito de reivindicar e a gente procura atender na medida do possível. Porque se a gente for tomar decisões sem ouvir as bases e aí os vereadores tem um papel importante, a gente termina fazendo coisas que não é o melhor para o município. Então é importante essa possibilidade de a gente conversar com os vereadores e com as lideranças de todo o município de modo geral, em particular de Serra Negra.
Pedro Giovany: Alguma novidade sobre o asfaltamento da SP 105? Que liga Serra Negra à Itapira?
Secretário Mauro Arce: Nós estamos concluindo o projeto executivo da obra, vamos partir para outra etapa, que é a licitação da obra propriamente dita. Quando vamos fazer uma obra, é como fazer o projeto de uma casa, aí quando eu vejo quanto custa, é que eu vou ver como eu vou fazer. Isto vale também para o Estado. Então estamos empenhados. É uma ligação importante que vai encurtar bastante e vai facilitar a vida de todos, afinal Serra Negra é uma cidade importante turisticamente falando e quanto mais facilidade a gente tiver, maior o fluxo de turistas. Já que sabemos que o turismo é a principal fonte de receita do município de Serra Negra.
Pedro Giovany: Gostaríamos que o Secretário fiscaliza-se o andamento do asfaltamento da estrada dos Leais. As obras tiveram inicio no ano passado, mas estão paradas?
Secretário Mauro Arce: Nós vamos verificar em que pé, anda este convênio, não quero antecipar resultados, mas tem essa colocação que os nossos vereadores apresentaram. O Celso, Marco e Vitale. E o DER vai examinar. Para ver se existe alguma pendência. Evidentemente havendo uma pendência vamos procurar nos entender com o prefeito, para que possamos esclarecer isso. Isso também faz parte da função do vereador e é legítima esta colocação. Se houver alguma coisa que não foi cumprida, até por obrigação nos vamos ter que cobrar isso. Mas vamos fazer isso da forma mais civilizada possível examinando se existe alguma irregularidade, o não cumprimento de alguma coisa que foi acertada, seja por quem foi. Já que na realidade o processo democrático impõe a sequência. Não adianta nada eu falar não eu não fiz porque era outra gestão. Então o cidadão de cada cidade não quer saber se foi o prefeito atual ou do passado e o Estado tem que cobrar isso. Se houver alguma irregularidade a gente vai ter que tomar as providencia e em primeiro lugar conversando com o prefeito de Serra Negra.
Pedro Giovany: Como andam as duplicações e terceiras faixas das rodovias SP 95 que liga Jaguariúna a Amparo e da SP 360 que liga Jundiaí a Serra Negra e as demais estâncias?
Secretário Mauro Arce: Nós estamos fazendo um estudo. A SP 95 é uma estrada importante, está havendo um grande número de carga, gerada lá, principalmente em Amparo. Inclusive nesta semana nós recebemos um pessoal interessado do setor privado em fazer uma estrada de ferro para fazer o transporte de carga entre Amparo e Campinas. É uma estrada importante. O grande problema que eu vejo ali é que as cidades, Jaguariúna, Pedreira e Amparo têm área urbana, é que o traçado original da estrada passa dentro das cidades é incompatível com uma estrada de duas pistas, mas nós sabemos que os prefeitos e principalmente os comerciantes fazem questão que a estrada continue passando dentro da cidade, mas eu acho que incompatível uma estrada de duas pistas que termina separando a cidade. Depois será necessário colocar uma passarela para a locomoção das pessoas, como é o caso de Jaguariúna. O mesmo problema acontece em Pedreira onde está acontecendo à duplicação. É uma dificuldade atravessar a cidade, principalmente quando tem eventos. Eu por exemplo, já demorei mais de 45 minutos no trânsito para passar por Pedreira. Então, a gente esta verificando isso e evidentemente não vamos fazer nada intempestivamente. Mas, vamos conversar com os prefeitos e ver qual será a melhor solução. Estamos analisando o movimento de veículos, esta possibilidade de estrada de ferro, construída pela iniciativa privada acho muito interessante e também quem apresentou isso falou da possibilidade do trem também ser um trem de passageiro, mas acho isso um pouco mais complicado, mas como numa rodovia, uma ferrovia privada havendo carga, haverá sim interesse. O que vai melhorar, já que estamos vendo um grande número de veículos pesados, passando tanto pela SP 95 como na estrada da SP 360. Já nesta rodovia, a SP 360, estamos no processo de licitação, para fazer a terceira faixa e ampliação de alguns trechos. Inclusive ontem mesmo eu recebi um engenheiro formado em 1951, de Itatiba e ele veio-me dizer que é contra a ampliação da estrada, já que a mesma deveria ser turística. Aí tem este lado, uma questão que nós temos que ver. Mas a estrada faz parte dos nossos planos, passando por Águas de Lindóia e indo até Monte Sião, faremos sim a recuperação da rodovia.
Pedro Giovany: E o Rodoanel, como anda a obra?
Secretário Mauro Arce: O rodoanel está praticamente concluído, estamos com quase 90%, deverá ser inaugurado em março. E aí, os nossos amigos de Serra Negra, poderão ir para praia. O que têm mais é santistas que vão para Serra Negra, não é mesmo? Eu conheço vários amigos de Santos que fazem este caminho. E aí vão poder passar direto, sem precisar passar pela por dentro de São Paulo e daí Serra Negra ficará mais perto deles, o que é muito bom. Alias, isso que eu falei de Serra Negra, vale também para todas as cidade do interior. Não é uma obra para a região metropolitana de São Paulo, mas sim uma obra para todo o mundo que usa, milhões de pessoas que passam aqui na cidade de São Paulo, ou então na sua região metropolitana.
Pedro Giovany: Nosso agradecimento, e sua mensagem final aos nossos ouvintes e leitores?
Secretário Mauro Arce: Vocês sabem que a gente tem um carinho todo especial por Serra Negra, eu passo bons momentos lá, onde eu tenho encontrado um momento de reflexão, um momento de ficar com a minha família. E por esse motivo, Serra Negra, faz parte da minha vida. As pessoas sabem que mesmo antes de ser Secretário, ou de estar Secretário, a gente sempre teve um carinho especial com a cidade, e não dá para esconder isso. E eu gostaria de mandar uma mensagem e dizer que estou contando as horas para voltar a Serra Negra, já neste feriado. Espero que o tempo esteja bom, para que eu possa ir e ficar com a minha família e ouvir a nossa Lira. Inclusive eu tenho um CD da Lira que me deram e sempre ouço. Então Serra Negra é um local inesquecível para mim e para minha família inteira.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
EU ERA FELIZ E NÃO SABIA ...
Estreito relacionamento viabilizou inúmeras obras
Um dos secretários de Estado que conhece de perto os anseios de Serra Negra é Mauro Arce, responsável pela pasta dos Transportes. Frequentador assíduo do município, Arce atendeu a importantes reivindicações feitas pelo ex-prefeito Paulo Scachetti durante sua gestão. Entre elas, a maior e mais dispendiosa foi a obra de recuperação da estrada vicinal ‘Amatis José Franchi’, no Bairro da Serra, entregue no final de 2008. Por inúmeras vezes Scachetti esteve no governo em São Paulo, para pedir soluções para problemas que não podiam ser suportados pelo orçamento do município e em todas elas encontrou as portas da secretaria do Estado dos Transportes abertas. Em uma única audiência, cinco ofícios foram entregues: viabilização do asfaltamento da rodovia SP 105, que liga Serra Negra a Itapira. Justificativas apresentadas: rodovia liga a outros três municípios, dá acesso a um importante empreendimento turístico (rota rural) e é a única da região de Campinas que não possui asfaltamento, além da questão do escoamento agrícola; construção de uma rotatória na rodovia SP 360, na altura do Km 145 + 200m (próximo à represa Dr. Jovino Silveira). Objetivo: aumentar a segurança tendo em vista que o fluxo de pessoas é significativo; recuperação do asfalto do acostamento da rodovia SP 360, bem como abertura de terceira faixa, para aumentar a segurança dos motoristas; Em nome do consórcio Circuito das Águas Paulista, do qual Scachetti foi presidente por dois anos (2007 e 2008), foi solicitado apoio no sentido de fornecer sinalização entre as cidades e, por fim, o recapeamento da via Ângelo Zanini (estrada das Vertentes). O que ainda não foi viabilizado está em estudo, segundo Mauro Arce. A estrada SP 105 está com licitação aberta para execução da obra e quando concluída, trará, sem dúvida, progresso para Serra Negra. Alguns trechos de terceira faixa da SP 360 já estão em execução e as estradas do Bairro da Serra e das Vertentes tiveram os serviços finalizados e entregues à população. O contato direto com o secretário Estadual, que também foi recebido por diversas ocasiões em Serra Negra pelo ex-prefeito, fez com que rendesse bons frutos para a cidade, todos voltados à infraestrutura urbana.
Um dos secretários de Estado que conhece de perto os anseios de Serra Negra é Mauro Arce, responsável pela pasta dos Transportes. Frequentador assíduo do município, Arce atendeu a importantes reivindicações feitas pelo ex-prefeito Paulo Scachetti durante sua gestão. Entre elas, a maior e mais dispendiosa foi a obra de recuperação da estrada vicinal ‘Amatis José Franchi’, no Bairro da Serra, entregue no final de 2008. Por inúmeras vezes Scachetti esteve no governo em São Paulo, para pedir soluções para problemas que não podiam ser suportados pelo orçamento do município e em todas elas encontrou as portas da secretaria do Estado dos Transportes abertas. Em uma única audiência, cinco ofícios foram entregues: viabilização do asfaltamento da rodovia SP 105, que liga Serra Negra a Itapira. Justificativas apresentadas: rodovia liga a outros três municípios, dá acesso a um importante empreendimento turístico (rota rural) e é a única da região de Campinas que não possui asfaltamento, além da questão do escoamento agrícola; construção de uma rotatória na rodovia SP 360, na altura do Km 145 + 200m (próximo à represa Dr. Jovino Silveira). Objetivo: aumentar a segurança tendo em vista que o fluxo de pessoas é significativo; recuperação do asfalto do acostamento da rodovia SP 360, bem como abertura de terceira faixa, para aumentar a segurança dos motoristas; Em nome do consórcio Circuito das Águas Paulista, do qual Scachetti foi presidente por dois anos (2007 e 2008), foi solicitado apoio no sentido de fornecer sinalização entre as cidades e, por fim, o recapeamento da via Ângelo Zanini (estrada das Vertentes). O que ainda não foi viabilizado está em estudo, segundo Mauro Arce. A estrada SP 105 está com licitação aberta para execução da obra e quando concluída, trará, sem dúvida, progresso para Serra Negra. Alguns trechos de terceira faixa da SP 360 já estão em execução e as estradas do Bairro da Serra e das Vertentes tiveram os serviços finalizados e entregues à população. O contato direto com o secretário Estadual, que também foi recebido por diversas ocasiões em Serra Negra pelo ex-prefeito, fez com que rendesse bons frutos para a cidade, todos voltados à infraestrutura urbana.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
PREFEITURA DESVIA VERBA DO TURISMO PARA OPERAÇÃO “TAPA BURACOS”
Recursos do DADE 2009 serão utilizados para recapear as ruas da cidade
A Prefeitura de Serra Negra irá utilizar os recursos destinados ao fomento e desenvolvimento do turismo para recapear as ruas da cidade. Prefeitura altera projetos priorizados pela administração anterior e verba do DADE de 2009 será utilizada integralmente no recapeamento das vias públicas do município. Nenhuma rua ou estrada de “terra batida” receberá o benefício de pavimentação asfáltica. Os atuais atrativos turísticos não serão reformados. Não há previsão para novas construções. Para especialistas do setor, Serra Negra está perdendo o bonde da história.
A Prefeitura de Serra Negra irá utilizar os recursos destinados ao fomento e desenvolvimento do turismo para recapear as ruas da cidade. Prefeitura altera projetos priorizados pela administração anterior e verba do DADE de 2009 será utilizada integralmente no recapeamento das vias públicas do município. Nenhuma rua ou estrada de “terra batida” receberá o benefício de pavimentação asfáltica. Os atuais atrativos turísticos não serão reformados. Não há previsão para novas construções. Para especialistas do setor, Serra Negra está perdendo o bonde da história.
VERBA CARIMBADA
Em razão de uma emenda à Constituição do Estado de São Paulo, de autoria do saudoso Deputado Estadual Nabi Abi Chedid, todas as Estâncias Paulistas (hidrominerais, balneárias, climáticas e turísticas) têm o direito de receber recursos financeiros a serem aplicados no fomento do turismo e no desenvolvimento de programas de urbanização, melhoria e preservação ambientais, cujos recursos são liberados através do DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (antigo Fumest), que é o órgão responsável por incrementar a atividade turística nos municípios-estâncias. Para o exercício financeiro de 2.009, Serra Negra deverá receber um valor superior a R$ 1,8 mi, que será utilizado integralmente no recapeamento de diversas ruas do município.
PROJETOS ALTERADOS
Visando garantir o recebimento dos recursos governamentais, a administração anterior encaminhou ao DADE a relação das obras que deveriam ser realizadas neste ano. Dentre as obras priorizadas destaca-se a segunda etapa da revitalização da área central, com a substituição de aproximadamente 8 mil metros quadrados do atual piso dos passeios (ladrilhos hidráulicos), por pavimento de blocos intertravados das principais ruas do núcleo central da cidade (Ruas Sete de Setembro, Paulina, Duque de Caxias, 9 de Julho, Prudente de Moraes, Monsenhor Manzini, João Pires, parte das Expedicionários, laterais da Praça John F. Kennedy), incluindo o alargamento das calçadas da parte final da R. Cel. Pedro Penteado, no trecho compreendido entre as Ruas Cons. Rodrigues Alves e N.Srª do Rosário, além da colocação de 200 postes de iluminação decorativa adicionais, bancos, lixeiras e floreiras. Priorizou-se ainda a obra de infraestrutura e pavimentação asfáltica do restante da Estrada da Ramalhada (Basílio Silotto), numa extensão de aproximadamente 2,4 km, em complementação aos 3,8 km já realizados com recursos do DADE em 2008, propiciando a interligação entre as Rodovias SP 360 e SP 147, passando pelo Bairro da Serra. Mas logo no início do ano, a Prefeitura substituiu os planos de trabalhos apresentados pela administração anterior, cancelando os projetos que tinham como objetivo o desenvolvimento do turismo.
RECURSOS MAL APROVEITADOS
Para alguns especialistas consultados por nossa reportagem, a destinação de mais de R$ 1,8 mi para recapear as vias públicas do município é um desperdício de dinheiro público. “A nossa estância perde o bonde da história e vê seus concorrentes passarem. Enquanto nossos vizinhos investem em projetos turísticos bem planejados e elaborados, o que vemos em Serra Negra é uma falta de criatividade na concepção de novos pontos turísticos ou na revitalização dos já existentes.”
JOÃO BURACÃO
João Buracão, que visitou Serra Negra no mês de julho deste ano, constatando as péssimas condições de tráfego das vias públicas do município, também foi ouvido por nossa reportagem. Para o paladino dos pedestres e motoristas, a iniciativa de tapar os buracos das ruas da cidade é uma medida que há muito deveria ter sido realizada. Mas discorda da fonte de custeio que será utilizada para esses serviços:- “Se consultarmos os sites fazendários tanto do Estado quanto da União, você verá que a Prefeitura arrecadou até agora mais de R$ 2,0 mi a título de IPVA e CIDE, que são os tributos relacionados com o sistema viário. Com todo esse dinheiro, não é possível que a Prefeitura utilize a verba destinada ao turismo para fazer uma “operação tapa buracos.” Esta é também a opinião de um especialista em direito administrativo consultado por nossa reportagem, que afirma estar havendo desvio de destinação dos recursos públicos:- “A verba do DADE deve ser aplicada exclusivamente no fomento do turismo. Os recursos do IPVA e da CIDE devem ser utilizados na conservação do sistema viário. “Cabe ao gestor público aplicar as verbas em suas respectivas áreas de atuação, mesmo porque tanto o desenvolvimento do turismo quanto a conservação das vias públicas possuem suas fontes de custeio previamente determinadas.” E conclui:- “Se a prefeitura está fazendo uso de um recurso em área diversa daquela prevista para o custeio, estará desviando a destinação dos recursos públicos transferidos pelo Estado e pela União.”
JOÃO PAULO PODERÁ PERDER O MANDATO DE VEREADOR
Representação denuncia que Vereador teria transmitido documentos particulares através do aparelho de fax da Prefeitura. Promotor de Justiça poderá investigar a participação e a responsabilidade de outros funcionários públicos que facilitaram a utilização de bens pertencentes à municipalidade para uso particular do vereador. Conduta caracterizaria improbidade administrativa.
DENÚNCIA
O ex-Prefeito Municipal Paulinho Scachetti formulou uma Representação perante a Corregedoria Geral da Câmara Municipal, pedindo a instauração de Processo Disciplinar contra o Presidente da Câmara João Paulo, pela prática de conduta violadora da ética e do decoro parlamentar. Na peça acusatória o ex-prefeito afirma que o vereador teria feito uso de bens pertencentes ao poder público em benefício pessoal, consistente na utilização de aparelho de fac-símile para transmitir informações a seu advogado particular. No documento apresentado com a denúncia estão inscritas as seguintes informações:- DE: SUP COMPRAS Nº DE FAX: 38929631 18MAY. 2009 07:01 AM P1. Ao que consta, o número de telefone em que partiu a transmissão pertence à Prefeitura Municipal de Serra Negra (3892-9631), cujo aparelho de tele-fax encontra-se nas dependências da Superintendência de Compras (Sup. Compras). Como referido documento foi juntado pelo próprio vereador, tanto nos Autos de Representação que foi processado perante a Comissão Executiva do PSDB de Serra Negra quanto no Pedido de Declaração de Existência de Justa Causa para Desfiliação Partidária que tramita pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, conclui-se que tão logo fora intimado das deliberações proferidas pelo Diretório Municipal, através do Oficial do Cartório de Títulos e Documentos da Comarca em data de 18/05/09, fez chegar ao conhecimento de seus advogados o inteiro teor da decisão proferida pela instância partidária local, utilizando-se de bem pertencente ao Poder Público, caracterizando em tese, ato de improbidade administrativa. O denunciante requereu ainda que fossem juntadas as contas dos telefones da Prefeitura Municipal, propiciando a constatação da transmissão via fac-símile para os telefones pertencentes aos advogados do representado (Alberto Rollo e Associados e José Galileu de Mattos), ou ainda outro telefone a ser identificado durante a instrução processual.
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Caso fique comprovada a utilização de bem móvel pertencente à Administração Pública Municipal para proveito próprio, João Paulo estará sujeito às sanções previstas na Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), que prevê, dentre outras penalidades, a perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos.
MINISTÉRIO PÚBLICO
Como a denúncia foi encaminhada à Corregedoria Geral da Câmara Municipal, aguarda-se que seu corregedor, ver. Renato Giachetto, tome as medidas necessárias no sentido de investigar a veracidade da denúncia, aplicando as penalidades cabíveis e encaminhando inclusive cópias ao Ministério Público da Comarca para as providências legais.
iAY CARAMBA!
¡Hola! ¿qué tal está? Dia desses o Bimbo estava uma fera. Ao entrar em uma sala, viu um sujeito encostado na parede e foi logo dizendo:- “Já estou de saco cheio desses empregados que não fazem nada. Tome aqui o seu salário do mês e vá embora.” O cara pegou o dinheiro, saiu apressado e já no meio da praça gritou:- “Muito obrigado pelo dinheiro prefeito, eu estava mesmo precisando.” Quando então o Bimbo teria respondido:- “Precisando é? Mas você perdeu o emprego.” E o cara, afastando e sorrindo disse:- “Não perdi emprego nenhum. Eu não trabalho para a prefeitura. Só vim entregar uma marmitex.” Aí sim, fomos surpreendidos novamente ...
LEITURA DINÂMICA
Fiquei sabendo que os dias que antecedem a publicação do ONDA VERDE JORNAL, são aguardados com grande ansiedade e expectativa por parte dos assessores mais diretos do prefeito municipal. Há uma determinação para que a secretária do Bimbo fique de prontidão nas bancas de jornal e tão logo os exemplares sejam disponibilizados, devem ser imediatamente encaminhados para o conhecimento de seus superiores. Quando os jornais chegam à prefeitura, os mesmos são disputados “à tapa” pelos assessores. Nesse momento as atividades são totalmente paralisadas. Reuniões são interrompidas e compromissos são adiados até que todas as notícias sejam lidas, relidas, interpretadas e comentadas. Após a leitura atenta e minuciosa de todas as matérias do jornal, inúmeras ligações telefônicas são disparadas para as mais diversas cidades da região. Cópias por fax são transmitidas para escritórios de advocacia localizados nas cidades de Amparo, Socorro, Monte Alegre do Sul, Bragança Paulista e São Paulo. Um verdadeiro alvoroço. Mas os seus problemas acabaram. É que a partir dessa edição, vamos disponibilizar pela internet, já nas quintas-feiras, as matérias que serão publicadas na edição impressa, facilitando a vida dos ágeis assessores do prefeito, para que não haja a necessidade em se paralisar o andamento de seus afazeres públicos. Para quem ainda não sabe, aí vão os nossos endereços eletrônicos:- Site - www.ondaverdefm.com.br, Twitter – twitter.com/OndaVerdeJornal e Blog – panchovilla-serranegra.blobspot.com. ONDA VERDE JORNAL – Colaborando para que os serviços públicos são sejam paralisados.
ATÉ TU BRUTUS?
Então quer dizer que foi o João Paulo o responsável pelo estampir dos rojões que comemoraram a rejeição das contas da Administração Paulinho Scachetti/Sidney Ferraresso? E ainda utilizou um dos funcionários da Câmara para comprar os rojões? É o que nos informa o jornal Cidade em sua última edição. A alegria incontida do nobre presidente da Câmara, que está prestes de ser expulso do partido pelo qual se elegeu (por infidelidade partidária), perder a vaga perante a Câmara Municipal (por falta de ética e decoro parlamentar) e ser processado pelo Ministério Público (pela prática de improbidade administrativa) durou a noite inteira. Ele foi visto festejando o resultado da votação, juntamente com os seus correligionários. Parabéns João Paulo. Você está conseguindo alcançar o seu objetivo:- tornar-se um personagem importante da história. A exemplo de vultos como Judas Iscariote, Calabar, Joaquim Silvério dos Reis e Brutus você também terá um lugar importante reservado na história.
DISCURSO INFLAMADO
Outro dia ouviu-se uma gritaria vinda da Praça Barão do Rio Branco. Pessoas que passavam pelo local pensavam tratar-se de alguma manifestação patrocinada pelo MST. Outros achavam que era um ato público dos bancários em greve. Mas não era nada disso. Era o Bimbo discursando na solenidade de entrega dos certificados de dispensa do serviço militar. Com uma ênfase incomum, bradava aos quatro cantos da praça as façanhas heróicas dos nossos pracinhas na histórica retomada do Monte Castelo, quando da batalha travada em território italiano no final da Segunda Grande Guerra Mundial. Foi emocionante ouvir os atos de bravura praticados pelos nossos soldados em defesa da pátria. Os relatos de tiros e rajadas de metralhadoras, bombas e explosões de granadas, baionetas e punhais, mortes e graves ferimentos fizeram parte do minucioso discurso que o prefeito fez aos nossos jovens reservistas. Ao final da solenidade, um dos reservistas quis saber do prefeito quais os livros e enciclopédias que foram consultados em razão do vasto conhecimento demonstrado nos detalhes sobre a guerra. Foi quando o Bimbo teria dito:- “Olhe garoto, quando eu tinha a sua idade, assisti mais de 20 vezes o filme “A Ponte do Rio Kwai”. O rapaz “bateu continência” e se afastou dizendo:- “Direita, volver!”
ARROCHO SALARIAL
Como todos devem se lembrar, durante a campanha eleitoral, os candidatos Bimbo e Felipe do Tó haviam prometido valorizar o funcionalismo público municipal. Só que depois de eleitos e empossados, começaram a perseguir funcionários, cortaram direitos e benefícios trabalhistas, não concederam aumento real nos salários e tampouco propiciaram melhores condições de trabalho. Até greve tivemos. Mas ao que parece, o descontentamento pelos baixos salários atingiu o “núcleo duro” da Prefeitura, que é formado pelos funcionários de confiança do prefeito. É que me contaram que o Jorge Ioriatti entrou no gabinete do Bimbo e foi logo dizendo:- “Prefeito, eu acho melhor o senhor me dar um aumento. Tem um monte de empresas me procurando.” E o Bimbo teria dito:- “É mesmo? E eu posso saber quais são essas empresas? Foi quando o chefe do departamento do pessoal teria esclarecido:- “A CPFL, a SABESP, a TELEFONICA.” Assim não dá. Assim não funciona, sô. No caso...
APRENDIZ DE DITADOR
O Secretário de Obras da Prefeitura David Pinton entrou com uma medida judicial contra o ONDA VERDE JORNAL, visando impedir que este órgão de imprensa publicasse matérias relacionadas com a sua impoluta personalidade. Pediu ainda que a gráfica se abstivesse de imprimir o jornal e que os exemplares fossem recolhidos das bancas de jornal. O Juiz de Direito, ao apreciar o pedido de liminar, assim se manifestou:- “A liminar não pode ser deferida. O que deseja o autor é uma censura prévia, não admitida pelo ordenamento jurídico pátrio vigente. A Constituição Federal de 88 garante a liberdade de imprensa.” Isto me fez lembrar os tempos da ditadura, quando a intolerância com os órgãos de imprensa chegava às raias do absurdo, onde empastelar jornais e atentar contra jornalistas e proprietários de comunicação era o esporte preferido dos ditadores de plantão. Mas o caso de Serra Negra é mais grave. É que a ação judicial foi promovida por um advogado, que ocupa cargo de direção na administração pública municipal, ou seja, é contratado e remunerado pela Prefeitura, em desrespeito ao Estatuto da OAB e em flagrante desvio de função. Aí fica a pergunta:- é para isso que os impostos estão sendo recolhidos? Para satisfazer o ego e os desejos pessoais ou inconfessáveis de um determinado membro da equipe do governo da prefeitura? Vamos trabalhar minha gente, pois o trabalho dignifica o homem, principalmente se o serviço prestado é pago pela população. Falei e disse.
MANCHETES
Promessa é dívida. Estas seriam as manchetes do ONDA VERDE JORNAL, caso o periódico quinzenal tivesse circulado na semana passada, levando-se em consideração os assuntos abordados pelos demais órgãos de imprensa escrita:-
Cidade
Secretaria visa estreitar relações com a população (09/10)
Onda Verde Jornal
Na ausência de notícias relevantes da Administração de Serra Negra, vamos falar da Prefeitura de Amparo.
O Serrano
Promotoria instaurou inquérito para apurar pagamento de R$ 433,5 mil (09/10)
Onda Verde Jornal
Na ausência de eventos e obras da Prefeitura de Serra Negra, vamos falar da Administração anterior.
OFERECIMENTO
PAULINHO SCACHETTI SE REUNE COM LIDER DO PDT
Na última semana o ex-Prefeito Paulinho Scachetti, acompanhado pelos ex-Vereadores José Ari do Amaral e Rodrigo Padula, se reuniu com Reinaldo Nogueira. Atual secretário do Diretório Estadual do PDT, Nogueira foi um dos Deputados Federais mais votados nas eleições de 2006, vindo a renunciar ao mandato para assumir o cargo de Prefeito Municipal da cidade de Indaiatuba. Na oportunidade os políticos trocaram ideias a respeito da conjuntura nacional, dos rumos que os partidos deverão tomar nas eleições para o governo estadual e presidência da república e as perspectivas do pleito municipal de 2012. A reunião serviu para estreitar ainda mais os laços de amizade existente entre ambos, na certeza de que o PDT continuará a fazer parte da base de partidos que é liderada por Paulinho Scachetti.
PRESIDENTE DO PDT PARTICIPA DA CONVENÇÃO ESTADUAL
Alexandre da Cunha Moreira, Presidente do PDT de Serra Negra, participou no último dia 03 de outubro da convenção estadual do PDT-SP. Na oportunidade, os convencionais elegeram o diretório estadual e a comissão executiva. A convenção foi realizada na capital e contou com a presença de mais de 2.300 participantes entre delegados, membros de comunidades, sindicalistas e parlamentares. O Ministro do Trabalho e Presidente Nacional do PDT Carlos Lupi esteve presente ao evento.
EU ERA FELIZ E NÃO SABIA ...
Recurso do DADE é para o turismo
O Governo do Estado de São Paulo, através do DADE – Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias, destina recursos anualmente aos municípios paulistas considerados estâncias, para serem empregados em obras de turismo e infraestrutura urbana. Serra Negra por ser uma estância hidromineral recebe essa verba de acordo com projetos apresentados pelo Executivo. Em 2008, o município foi contemplado com R$ 1.674.314,20 e este ano receberá cerca de R$ 1,8 milhão. Ao longo do governo do ex-prefeito Paulinho Scachetti, muitas obras de cunho turístico foram executadas. Podemos citar as principais:- recuperação e reforma do Parque Fonte São Luiz, remodelação da praça Lourenço Franco de Oliveira (da Igreja Matriz), reforma da praça Sesquicentenário, construção do Parque Ecológico Represa Santa Lídia no bairro das Posses, construção do Portal Turístico na entrada da cidade, revitalização da rua Coronel Pedro Penteado, construção da praça de Lazer na Vila Dirce, reforma na praça Convívio Serrano no Campo de Sete e alguns importantes asfaltamentos em vias que dão acesso a importantes aparelhos turísticos da cidade, como hotéis, por exemplo. Mas este ano será diferente. O prefeito Bimbo e sua equipe de governo optaram por destinar a expressiva quantia de R$ 1,8 milhão para operações tapa-buraco. Apesar das inúmeras críticas que sua administração vem recebendo por conta das crateras existentes nas vias, o DADE não cabe para esse fim. Onde ficam as propostas turísticas? A cidade precisa de incentivo e fomento no setor, hoje sua principal fonte de renda. Se o turismo não for bem, os comércios, hotéis e até outros segmentos estarão fadados a fecharem suas portas. O prestígio que a administração anterior mantinha junto ao governo do Estado é inegável, principalmente com o governador José Serra, e essa aproximação colocava Serra Negra sempre na linha de frente das negociações. Hoje, pelo que podemos perceber essa situação mudou e para piorar estão "desviando" recursos certos do turismo , deixando-o em segundo plano.
O Governo do Estado de São Paulo, através do DADE – Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias, destina recursos anualmente aos municípios paulistas considerados estâncias, para serem empregados em obras de turismo e infraestrutura urbana. Serra Negra por ser uma estância hidromineral recebe essa verba de acordo com projetos apresentados pelo Executivo. Em 2008, o município foi contemplado com R$ 1.674.314,20 e este ano receberá cerca de R$ 1,8 milhão. Ao longo do governo do ex-prefeito Paulinho Scachetti, muitas obras de cunho turístico foram executadas. Podemos citar as principais:- recuperação e reforma do Parque Fonte São Luiz, remodelação da praça Lourenço Franco de Oliveira (da Igreja Matriz), reforma da praça Sesquicentenário, construção do Parque Ecológico Represa Santa Lídia no bairro das Posses, construção do Portal Turístico na entrada da cidade, revitalização da rua Coronel Pedro Penteado, construção da praça de Lazer na Vila Dirce, reforma na praça Convívio Serrano no Campo de Sete e alguns importantes asfaltamentos em vias que dão acesso a importantes aparelhos turísticos da cidade, como hotéis, por exemplo. Mas este ano será diferente. O prefeito Bimbo e sua equipe de governo optaram por destinar a expressiva quantia de R$ 1,8 milhão para operações tapa-buraco. Apesar das inúmeras críticas que sua administração vem recebendo por conta das crateras existentes nas vias, o DADE não cabe para esse fim. Onde ficam as propostas turísticas? A cidade precisa de incentivo e fomento no setor, hoje sua principal fonte de renda. Se o turismo não for bem, os comércios, hotéis e até outros segmentos estarão fadados a fecharem suas portas. O prestígio que a administração anterior mantinha junto ao governo do Estado é inegável, principalmente com o governador José Serra, e essa aproximação colocava Serra Negra sempre na linha de frente das negociações. Hoje, pelo que podemos perceber essa situação mudou e para piorar estão "desviando" recursos certos do turismo , deixando-o em segundo plano.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
O PODEROSO CHEFÃO
PREFEITO CASSADO DE BRAGANÇA PAULISTA COMANDA PREFEITURA DE SERRA NEGRA
Poder absoluto
O grupo político que comanda atualmente os destinos da cidade tem um único dono, que atende pelo nome de Jesus Chedid. Todas as ações administrativas e políticas da Prefeitura são realizadas sob sua orientação. Responsável pela montagem da equipe de governo, mantém sob sua influência os “postos chaves” da Prefeitura, propiciando que tenha total conhecimento sobre todos os assuntos relacionados com a máquina administrativa. É dele a última palavra sobre os rumos a serem tomados pela administração, principalmente quando o assunto é licitação e os contratos firmados com os fornecedores. Controla com “mão de ferro” a bancada legislativa da situação, reunindo-se com vereadores semanalmente, sem a presença do prefeito Bimbo. Despacha periodicamente em uma das salas do Paço Municipal, sem estar investido oficialmente em um cargo na administração municipal.
O grupo político que comanda atualmente os destinos da cidade tem um único dono, que atende pelo nome de Jesus Chedid. Todas as ações administrativas e políticas da Prefeitura são realizadas sob sua orientação. Responsável pela montagem da equipe de governo, mantém sob sua influência os “postos chaves” da Prefeitura, propiciando que tenha total conhecimento sobre todos os assuntos relacionados com a máquina administrativa. É dele a última palavra sobre os rumos a serem tomados pela administração, principalmente quando o assunto é licitação e os contratos firmados com os fornecedores. Controla com “mão de ferro” a bancada legislativa da situação, reunindo-se com vereadores semanalmente, sem a presença do prefeito Bimbo. Despacha periodicamente em uma das salas do Paço Municipal, sem estar investido oficialmente em um cargo na administração municipal.
LIGAÇÕES PERIGOSAS
Ao montar a equipe do governo, Jesus Chedid fez questão de indicar as pessoas de sua estrita confiança para ocuparem os principais cargos administrativos. O chefe de gabinete Osmar Stachetti foi gerente financeiro de uma de suas empresas, por várias décadas. O diretor tesoureiro Donato Perulfo Albertini é seu sócio em uma empresa de radiodifusão. O chefe do departamento de pessoal Jorge Ioriatti exerceu a função de diretor em uma de suas empresas da área de transportes. De Bragança Paulista trouxe o Secretário de Turismo Cleber Cassali e o Superintendente de Compras Darwin Gonçalves, que exerceram idênticas funções quando da sua gestão como prefeito daquela cidade. O Secretário de Serviços Municipais Jorge Tosta prestou inúmeros serviços de terraplenagem para a Prefeitura de Bragança Paulista durante o seu mandato. O Departamento Jurídico foi entregue a um escritório de advocacia da cidade de Amparo, que há anos presta serviços à sua família e às suas empresas. Mas há uma exceção. Jesus Chedid havia vetado o nome do Beto Siqueira, mas como o Prefeito Bimbo fazia questão em tê-lo na administração, mesmo a contra gosto assentiu com sua nomeação, desde que exercesse a função longe do Paço Municipal Palácio das Águas. Beto Siqueira foi nomeado Secretário da Saúde e presta serviços num prédio localizado na Praça Lions Internacional, local para onde também foi despachado o Vice-Prefeito Felipe do Tó.
SALA PRIVATIVA
Durante três vezes por semana, Jesus Chedid despacha nas dependências da Prefeitura em um gabinete privativo. Reúne-se periodicamente com os Vereadores que dão sustentação ao governo municipal, orientando-os de como proceder quando das sessões legislativas. As reuniões são sempre realizadas sem a presença do prefeito Bimbo. Atende pessoas, encaminha pedidos, orienta e aconselha seus subalternos a respeito de todos os assuntos relacionados com o dia a dia da administração. Enfim, age como se prefeito eleito fosse. Políticos com trânsito livre na administração brincam que “não sai uma folha de papel da Prefeitura sem ser da vontade do Jesus Chedid”, parafraseando os poderes divinos de seu Homônimo de Jerusalém.
CONDUTA ILEGAL
Muito embora meritória a atitude de prestar serviços para a municipalidade sem receber qualquer remuneração em troca, para um especialista em direito administrativo consultado por nossa reportagem a conduta pode revelar flagrante desrespeito aos princípios que devem nortear a administração pública. “A ninguém é permitido exercer função administrativa sem que esteja investido em cargo ou função pública. Ao utilizar bens e serviços pertencentes ao Poder Público, entendo que tais fatos poderiam infringir as normas constitucionais, notadamente do art. 37 da Constituição Federal, que diz que cabe a Administração agir dentro dos princípios da impessoalidade, legalidade, moralidade, dentre outros”. E concluiu: “Certamente a zelosa Promotoria de Justiça que atua no âmbito da cidadania, deverá muito em breve, apurar se uma pessoa que não foi eleita, não disputou eleições e nem tampouco ocupa cargo público, por nomeação ou designação, pode exercer funções de competência exclusiva de servidores públicos, exercendo tamanha influência nos destinos da Administração”
VICE-PRESIDENTE DO PSDB PARTICIPA DA 3ª VIRADA ESPORTIVA
O Vice-Presidente do Diretório Municipal do PSDB de Serra Negra, Rodrigo Padula, participou da 3ª Virada Esportiva realizada pela Prefeitura do município de São Paulo. O objetivo do evento é oferecer 24 horas de esporte, atividade física, adrenalina e muita diversão para todos os paulistanos, transformando São Paulo em uma Cidade Saudável. Essa é a proposta da Virada Esportiva, promovida desde 2007 pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação. Baseada no conceito da Virada Cultural, já estabelecida em São Paulo há quatro anos, a Virada Esportiva transforma clubes, parques, ruas e outras áreas da cidade em verdadeiros centros esportivos, com atividades gratuitas e que contagiam a população madrugada adentro. Em 2009, a Virada Esportiva aconteceu entre os dias 19 e 20 de setembro e reuniu mais de dois milhões de participantes nas milhares de ações promovidas em toda a cidade. Na oportunidade, o ex-vereador se encontrou com o Governador do Estado José Serra, com o Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab e com o Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação Walter Feldman. Além de estreitar o relacionamento político com as autoridades governamentais, Rodrigo recolheu impressões a respeito do evento. “Vamos levar esta ideia aos nossos Vereadores para que eles indiquem ao Prefeito. Seria um atrativo a mais para a nossa cidade. Além disso, serviria como forma de incentivar a prática esportiva por um número maior de pessoas, divulgando os benefícios que a atividade física propicia ao ser humano.”
iAY CARAMBA!
¡Hola! ¿qué tal está? Como todos sabem, o prefeito Bimbo escolheu a dedo os seus assessores mais diretos. Mas antes de nomeá-los, quis saber quais seriam as qualificações profissionais dos futuros indicados e se possuíam o perfil adequado para o exercício do cargo. Foi o que teria acontecido com o David Pinton. De notória capacidade no setor de obras, o Bimbo quis saber se ele poderia acumular também a Secretaria do Meio Ambiente e foi direto ao assunto:- Ô David, me diga uma coisa:- o que você faria para diminuir a emissão de gases tóxicos causadores do efeito estufa? E o futuro Secretário de Obras e Meio Ambiente teria dito:- Prefeito, eu eliminaria a batata doce da merenda escolar. Tá danado.
ALELUIA
As contas anuais do CICAP – Consórcio Intermunicipal do Circuito das Águas Paulista, do exercício financeiro de 2.007, foram aprovadas sem ressalvas pelo Tribunal de Contas do Estado. Como os leitores devem saber, o Consórcio de Turismo do Circuito das Águas, que é formado pelas cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro, foi presidido pelo ex-Prefeito Paulo Scachetti nos anos de 2007/2008. Até que enfim o Tribunal de Contas aprovou uma das contas do Paulinho. Aleluia, aleluia.
COISAS EM COMUM
Por falar em contas anuais, você sabia que o Tribunal de Contas emitiu pareceres desfavoráveis à aprovação das contas de todos os últimos Prefeitos de Serra Negra? De uma forma ou de outra, os ex-prefeitos Elmir Chedid, Sinésio Beghini, João Dei Santi (interino) e Paulinho Scachetti tiveram pareceres desfavoráveis de suas contas. E você sabe o que todos eles tinham em comum? O chefe do setor da contabilidade da prefeitura, Alexandre Vasconcellos, atual secretário de planejamento do Bimbo. Será que o atual prefeito, num futuro bem próximo, fará parte deste seleto grupo de agentes políticos? É ver prá crer.
Assinar:
Postagens (Atom)