Real Time Web Analytics

sexta-feira, 26 de julho de 2013

SERRA NEGRA ESTÁ IMPEDIDA DE RECEBER RECURSOS GOVERNAMENTAIS POR FALTA DE TRANSPARÊNCIA

De que a transparência nunca foi o forte da atual administração, isto já era de conhecimento de todos. Que o digam os vereadores da oposição ao terem seus requerimentos de informações rejeitados sistematicamente pela bancada situacionista. Mas o que seria um estilo próprio de se administrar ou até mesmo uma demonstração de força política na verdade se revelou ser uma flagrante irregularidade administrativa. É que a partir de maio deste ano, por força de lei federal, os municípios com até 50 mil habitantes estão obrigados a liberarem ao conhecimento da sociedade, em tempo real, todas as informações relacionadas com a execução orçamentária e financeira, por meios eletrônicos de acesso público (internet), sob pena de estarem impedidos de receberem recursos voluntários dos demais entes federados. Desta forma, caso a Prefeitura de Serra Negra não venha a implantar o PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, o município ficará impedido de receber recursos financeiros para obras e serviços advindos tanto do Governo Federal quanto do Governo Estadual, inclusive aqueles provenientes de emendas parlamentares, de programas dos Ministérios ou Secretarias de Estado e dos demais órgãos governamentais, como por exemplo, do DADE – Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias. Assim, até que este instrumento de transparência de gestão fiscal não esteja em funcionamento, em nada vão adiantar os esforços dos Vereadores na busca de recursos junto aos Deputados ou perante os Ministérios e Secretarias, em razão do Prefeito não ter cumprido com a sua obrigação legal. É lamentável!

4 comentários:

  1. Caro Pancho, se é assim como você diz e se a atual administração que está aí já em seu segundo mandato e se a tal transparência nunca aconteceu nem na gestão anterior durante seus 4 anos, como que vieram verbas neste tempo todo, principalmente do chamado deputado do prefeito? Se NUNCA houve essa transparência com recusas constantes até dos vereadores da situação comandados pelo filho do prefeito quando presidente do Legislativo, como vieram as verbas do DADE, etc.? Ou isso é coisa nova valendo somente a partir de agora?

    ResponderExcluir
  2. A Lei Complementar 131, de 27 de maio de 2.009, concedeu o prazo de 04 (quatro) anos para que os municípios com até 50 mil habitantes cumprissem que a determinação de divulgarem, via internet, todas as informações relacionadas com a execução orçamentária e financeira. Passados os quatro anos sem que o “portal da transparência” fosse implantado (maio/13), a Prefeitura ficou sujeita a penalidade cabível, que é justamente a proibição de receber repasses financeiros dos órgãos governamentais. Capito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capitei.
      Vamos ver agora se vai funcionar na prática...

      Excluir
  3. Pancho, que tal a prefeitura e o dade revelarem as contas do campo society de grama natural feito recentemente no Loteamento Nova Serra Negra. Acho que merece a atenção dos vereadores. Parece que ali tem...

    ResponderExcluir