Carnaval de alguns anos deixou saudade...
O período do Carnaval é considerado muito bom para economia local, devido o grande número de turistas que visitam a cidade, ficam hospedados na rede hoteleira, consomem no comércio e aproveitam os atrativos turísticos. Em 2008, de acordo com ACIA – Associação Comercial Industrial e Agrícola de Serra Negra, as vendas ficaram acima das expectativas, apresentado um aumento de quase 30% em relação ao mesmo período de anos anteriores. A Ashores - Associação dos Hotéis, afirmou, na época, que a ocupação ficou em torno de 100% na rede. Mas todos esses dados não podem ser analisados isoladamente. O trabalho conjunto da Prefeitura, Polícias e imprensa, contribuiu sensivelmente com o sucesso da festa de Momo.
Em seu último ano de mandato, o ex-prefeito Paulo Scachetti, intensificou o trabalho da Guarda Municipal durante o Carnaval, integrou as Polícias Militar e Civil e ainda contratou cerca de cem seguranças particulares para atuarem na Praça João Zelante durante o dia e na Avenida Laudo Natel à noite. O resultado foi um número ínfimo de ocorrências.
As atrações também eram de primeira linha. Além do apoio às Escolas e blocos carnavalescos locais, o Executivo também contratava Escolas de Samba do grupo Especial de São Paulo, o que deixava as arquibancadas lotadas. Em 2007, a aposta foi em trio elétrico, agradando o público mais jovem. Infraestrutura era o diferencial da administração anterior. Banheiros químicos, em números suficientes, eram instalados estrategicamente para oferecer conforto aos foliões. Sem contar os sanitários atrás da Prefeitura, que foram reformados e remodelados, bem como os da Laudo Natel, construídos justamente para dar apoio em grandes eventos.
Em 2008, Serra Negra atraiu a atenção da mídia. A divulgação gratuita da cidade foi feita em jornais impressos de toda a região, inclusive no Correio Popular, de Campinas. As rádios CBN e Jovem Pan efetuaram entrevistas via telefone, ao vivo, com o Secretário de Turismo, nas vésperas do Carnaval. A TVB (vinculada ao SBT) também fez matéria e a EPTV (Globo) veiculou duas reportagens no decorrer do feriado, além de um boletim.
O planejamento e a atuação das Secretarias Municipais garantiam diversão segura aos cerca de oitenta mil foliões que passaram pela cidade, segundo estatísticas da Polícia. Hoje, o que se ouve entre a população jovem, é que faltam atrações de qualidade, dinamismo e divulgação do Carnaval serrano, o que, em pouco tempo, pode fazer com que outras cidades do Circuito das Águas tomem o posto de “melhor carnaval das estâncias”, que até então era nosso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário