Real Time Web Analytics

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

BOSQUE DO GURUPIÁ




Pronunciamento do Deputado RICARDO IZAR JÚNIOR, na Câmara Federal, manifestando o seu repudio ao caso do desmatamento na cidade de Serra Negra.


Caros(as) Amigos(as), Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, volto a esta tribuna para lamentar o ocorrido recentemente no município de Serra Negra, Estado de São Paulo. Há menos de um mês, o prefeito Antonio Luigi Ítalo Franchi autorizou o corte de aproximadamente 100 árvores exóticas e centenárias, como pinos e figueiras, sob o pretexto do progresso a todo custo, numa demonstração clara de irresponsabilidade e descaso. Apesar de o terreno ser particular e estar, segundo os seus proprietários, fora da área de preservação permanente, os prejuízos são muito grandes para a população e, sobretudo, para o meio ambiente. A área abriga sete importantes nascentes que poderão ficar seriamente afetas, pois sem as raízes das árvores, a água da chuva não será absorvida, reduzindo drasticamente o nível do lençol freático. Por mais absurdo que possa parecer, Serra Negra é conhecida como a cidade das águas e da saúde. Novamente o homem privilegia o capitalismo em detrimento do meio ambiente. Um passivo que dificilmente será pago, pois a natureza leva anos para se recompor o que os gananciosos destroem em minutos. Não tenho dúvidas que o ocorrido em Serra Negra comprometerá esse belo título.O local será destinado para a construção de um loteamento e um centro de convenções. O frescor da mata dará lugar ao calor do concreto. A dúvida da população agora é apenas uma: quem ganha com a degradação? O povo, logicamente é que não é. Quais os verdadeiros interesses? Somente a prefeitura poderá responder a tantas dúvidas. Os serra-negrenses foram saqueados. O mais doloroso é que a prefeitura tenta minimizar o fato, alegando que os donos do terreno plantarão novas mudas. Mas, será que eles plantarão também a história das pessoas? Claro que não! Não há mais como compensar os prejuízos.O lugar era conhecido como mágico e de muita paz. Mas, todas as manhãs e ao final da tarde, tucanos e corujas se amontoavam nas enormes copas das árvores fazendo uma sinfonia particular para os seus admiradores. Ninhos foram perdidos e o turismo já está sendo afetado. Esse era o Bosque do Gurupiá, destruído friamente pelos capitalistas de plantão, apoiado pelo prefeito Antonio Luigi. Que pena, prefeito! Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

5 comentários:

  1. É isso aí Deputado Izar.
    E o Deputado Edmir Jose Abi Chedid o que tem a dizer? ou nem sabe o que tá acontecendo em Serra Negra...

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO JC E BIMBO POR MAIS ESTA VERGONHA QUE VOCES NOS FIZERAM PASSAR!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. o Edmir so volta para Serra Negra daqui a 2 anos para pegar o voto dos trouxas!!!!

    ResponderExcluir
  4. F
    Serra Negra tem sido palco de materias e comentarios negativos, o problema é a cidade? Não, é esta cambada de incompetentes da Administração 2009/2012

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente a cidade de Serra Negra deixou de ser turística a bastante tempo.Ações "brilhantes" como essa não fazem parte apenas da atual administração, o problema é povo que não soube retribuir a própria cidade o que ela sempre deu sem cobrar nada.
    A VOCAÇÃO TURÍSTICA

    Serra Negra foi conhecida como cidade da saúde.
    Serra Negra foi conhecida como cidade de inverno.
    Serra Negra foi conhecida como cidade das compras.
    Serra Negra foi conhecida como cidade dos sacoleiros.
    Serra Negra É conhecida como cidade das enchentes.
    Serra Negra virou curva de rio.

    Enquanto uma meia dúzia brinca de ser rico (pobre coitados se soubessem o que é ter dinheiro... Deixariam de colecionar brinquedinhos... falar mal da vida alheia... gorar o concorrente..) o tempo passa.

    AH! as arvóres do Gurupiá ficará na memória dos que tiveram o privilégio de conhecer o local quando eram tratadas pelo Caio do Gurupiá que cuidava daquele lugar com muito amor.

    É isso!

    ResponderExcluir