
Seria mais um atrativo turístico da Rota Rural do Bairro da Serra




Durante o blecaute ocorrido no último dia 10 de novembro, no meio de informações desencontradas, foi possível ouvir algumas pessoas gritando das varandas dos apartamentos na área central:- “O Bimbo não pagou a conta de energia elétrica e a CPFL cortou a luz”. Outros foram mais incisivos:- “O Bimbo não está nem aí. Na casa dele a iluminação é feita com lampião a querosene.” Que injustiça. 



















O Governador em exercício Barros Munhoz esteve na região visitando obras e firmando convênios com municípios do Circuito das Águas. Tudo bem que Serra Negra ficou de fora do roteiro oficial em razão da ausência de projetos ou por falta de prestígio político. Mas nada justifica a ausência do prefeito Bimbo nas solenidades ocorridas nas cidades vizinhas. Afinal de contas Munhoz encontrava-se no exercício do cargo de Governador do Estado e é uma das mais importantes lideranças políticas do Estado de São Paulo. Que falta de consideração.
A reforma do Velório e a alteração da denominação do Cemitério da Saudade então sendo consideradas as principais realizações do atual governo para este ano. As paredes das dependências do Velório Municipal foram totalmente revigoradas através de pintura em cores vibrantes e chamativas e o Cemitério passou a denominar-se Jardim da Saudade.
Para algumas pessoas ouvidas por nossa reportagem a reforma ficou muito boa:- “As cores vibrantes e chamativas servem para aliviar a dor e o sofrimento daqueles que perderam um ente querido. Traduzem a felicidade e a certeza de que eles irão desfrutar, na vida eterna, das belezas do paraíso.” Já para outros a pintura não combina com um local destinado à consternação e reflexão, reservado a momentos de angústia e resignação:- “Quando velamos nossos mortos, esperamos encontrar um local digno, sóbrio e discreto, onde podemos lamentar a perda dos nossos entes queridos. Não estamos indo para uma festa. Agora, ao chegarmos ao cemitério, até parece que estamos entrando num circo, em razão das cores chamativas que foram utilizadas, que por sinal, são de um tremendo mal gosto.” 

Outro fato que mereceu atenção por parte da administração pública municipal foi a alteração da denominação da necrópole municipal, que passou a chamar-se Jardim da Saudade. Muito embora louvável esta iniciativa, para alguns especialistas em administração pública consultados por nossa reportagem, haveria a necessidade em se promover, em primeiro lugar, a revogação do ato legislativo de denominação. Somente após a aprovação de um novo projeto de lei pela Câmara Municipal, é que poderia haver a mudança do nome de Cemitério da Saudade para Jardim da Saudade. Por outro lado, mesmo que Jardim da Saudade contenha uma melhor sonoridade, a realidade é que o nosso campo santo em nada se parece com um jardim, cuja denominação é reservada para locais predominantemente recobertos por gramado e no qual as sepulturas são identificadas por lápides de pequenas dimensões fixadas ao nível do chão.
O Presidente da Assembléia Legislativa, Dep. Barros Munhoz, assumiu o Governo do Estado em substituição ao Governador José Serra e ao Vice-Governador Alberto Goldman, ambos em viagens oficiais ao exterior. Seguindo a agenda governamental, Barros Munhoz fez questão de comparecer à região e visitar obras que estão sendo realizadas com recursos do Governo do Estado. Em Lindóia Munhoz assinou um convênio entre o DAEE e o município, para a construção da estação elevatória de esgotos e uma parceria para a construção de uma creche. Na cidade de Águas de Lindóia, o Governador em exercício visitou o Balneário e sancionou a lei que autoriza a Fazenda do Estado a alienar, mediante doação, o balneário ao município. Em Socorro, Barros Munhoz visitou as obras do Emissário de Esgoto da Sabesp, a construção de conjuntos habitacionais e a estrada vicinal do Bairro Lavras de Cima. Acredita-se que pela ausência de projetos viáveis e bem elaborados ou por falta de prestígio político da atual administração, Serra Negra tenha ficado de fora do roteiro oficial elaborado pelo cerimonial do Palácio dos Bandeirantes. 
